Presidente da Comissão de Transporte, Comunicação, Energia e Segurança da Câmara Municipal de São Luís (CMSL), o vereador Fábio Câmara (PMDB), deve ocupar a tribuna nesta terça-feira (16), para revelar que o primeiro ônibus articulado – anunciado como novidade pela Prefeitura de São Luís – que começou a operar em caráter experimental, desde a semana passada na capital maranhense, já foi usado em Belo Horizonte, pela Rodopass de propriedade do empresário Romeu Aguiar, dono do Grupo Primor/TCM de São Luís.
O mais grave, segundo o parlamentar, é que os veículos chegaram à capital maranhense com quatro anos de uso. Ele fez o monitoramento do ano de fabricação dos ônibus através do Sinesp Cidadão – aplicativo para celular criado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública Agora – que permite ao usuário do transporte coletivo verificar o “prazo de validade” dos veículos. Conforme as informações disponibilizadas pelo sistema, constatou-se que o ônibus articulado, de placa HBZ – 5918, foi fabricado em 2010.
“A novidade do passado anunciada, essa semana, pelo prefeito Edivaldo de Holanda Júnior, foi o anúncio de testes com ônibus articulado que já haviam sido usados em Belo Horizonte. E o pior: os veículos que não serviram mais para a capital mineira chegaram a São Luís, com quatro anos de uso”, revelou Câmara.
O líder da oposição na Câmara Municipal revelou ainda como os veículos vieram parar na capital maranhense. Segundo ele, após a Rodopass – de Romeu Aguiar – ter perdido a concessão em Belo Horizonte para Auto Omnibus, o empresário mineiro que mantém negócios em São Luís, resolveu trazer seus veículos para a capital maranhense.
“Sabe como os veículos vieram parar aqui? Simplesmente porque o empresário Romeu Aguiar que comanda um suposto monopólio do transporte na Região Metropolitana, com linhas na Raposa, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e São Luís, perdeu a concessão na capital mineira para Auto Omnibus e resolveu trazer seus veículos para São Luís”, declarou o peemedebista.
IRREGULARIDADES NA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE – Outro assunto que o parlamentar deve abordar nos próximos dias na tribuna da Câmara diz respeito ao Edital de Formação de Cadastro de empresas especializadas em transporte de passageiros interessadas em participar da licitação das novas linhas de ônibus do sistema integrado de transportes que, segundo ele, possui vários vícios.
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